quarta-feira, 31 de outubro de 2012

No dia das bruxas, conheça a Mulher Vampiro


Hoje, dia das bruxas, nada mais digno do que dar espaço a um "ser mítico". Estamos falando da "mulher vampiro" Maria José Cristerna, a detentora do título de "mulher com mais modificações corporais da América" no Guinness.

Atração em exposição de tatuagens e eventos do gênero, a ex-advogada e atual tatuadora de 36 anos tem quatro filhos e começou com as modificações corporais aos 17 anos. Suas tatuagens espalhadas por todo o corpo dão a impressão de formarem um único desenho. Até mesmo o rosto de Maria é tatuado com estrelas de todos os tamanhos.

Com 98% do corpo coberto por adornos, o número demonstra claramente que as tattoos não são a única paixão da mexicana. Para defender o título de "mulher vampiro", inúmeros piercings não foram o suficiente. Ela chegou a colocar implantes dentários e chifres de titânio na testa.


Mais do que a "preocupação" com a aparência, Maria também usa a sua influência no México para mobilizar causas em prol  de mulheres que sofrem de abusos domésticos. É ou não é um exemplo da "vampira"?

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Marcas do Ofício! As tattoos de Arthur Henrique


Arthur Henrique, 22, pode se considerar um admirador da arte na pele. Com um braço fechado por tatuagens e mais quatro desenhos espalhados pelo corpo, o jovem que trabalha com fotografia desde adolescente diz que a profissão foi determinante na aproximação com esse universo.


"Não me interessava muito por tatuagens, gostava mais de piercings. Mas após trabalhar no meio fotográfico, passei a me interessar e ver a tatuagem como algo normal", confessa Arthur. As suas primeiras tatuagens foram justamente relacionadas à profissão. A primeira de todas é a frase "desenhando com a luz", que representa a definição da fotografia. Já a segunda é uma câmera fotográfica na parte interna do braço (próximo ao ombro). O desenho é em preto e cinza, feita no estilo preferido de Arthur, o Old School (tatuagens clássicas). "Essas duas são importantes porque são as que mais tem significado", diz ele. O braço direito de Arthur é fechado com a forma de uma cigana e desenhos coloridos que remontam a temática "marinheira" no antebraço.


Outra tattoo que representa de alguma forma o seu trabalho é uma inusitada máscara de gato no pé. Arthur conta que acabou ganhando a máscara de gato do dono de uma loja após ter se interessado muito pelo acessório. Depois disso, ele acabou descobrindo a fabricante da máscara e comprou várias. Essas máscaras acabaram se tornando artigo indispensável nos ensaios fotográficos que produziu. Atualmente, o símbolo faz parte da logo de sua própria empresa de fotografia.


Arthur ainda tem um punhal nos ombros e o símbolo da banda Ramones na perna (esta última a mais recente). Ele diz que talvez faça outras tatuagens, mas menores e escondidas. O jovem fotógrafo e estudante de Publicidade indica o estúdio Santa Tatuagem, por conta do ambiente e dos talentosos artistas. *Com a colaboração de Laís Brasil

Arthur e seu tatuador, Maurício

domingo, 21 de outubro de 2012

Linhas da Natureza, por Mariana Kuroyama


Linhas que traçam a natureza em um estilo único. Vamos conhecer o trabalho de uma cearense “de coração”, formada em jornalismo, que deixou o amor pela arte conduzir o seu caminho. Estamos falando da tatuadora Marina Kuroyama, 30.


A tatuagem na verdade foi só uma continuação para expressar sua arte, pois a moça nascida no Distrito Federal já estampava paredes e roupas com seu traço. Desde pequena Mariana desenha e tem como inspiração principal a natureza (pássaros, flores, árvores). Ela define o seu estilo artístico como “orgânico”.


O trabalho como tatuadora começou como diversão. Mariana começou tatuando amigos, depois amigos dos amigos e pessoas que passaram a admirar o seu trabalho em sua página no flickr. Ela diz que suas maiores inspirações (além da natureza), vêm dos artistas Michael Parkes, Alex Grey, Gustav Klimt, Dali e do trabalho de Gaudi. A irmã Isa Montenegro também foi fundamental para sua formação como artista.


Atualmente, morando em São Paulo, Mariana costuma ir a Fortaleza periodicamente para ver a família e amigos. Os seus desenhos são exclusivos e feitos por encomenda. Com essas viagens ela acaba tatuando algumas pessoas que esperam ansiosamente pela sua volta.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Bem vindo ao "Pele Camuflada"


Olá pessoal, meu nome é Gabriela Farias. Sou estudante do 6º semestre do curso de jornalismo da Faculdade Sete de Setembro. O blog faz parte de um projeto da cadeira de Jornalismo Online II e eu escolhi escrever sobre o universo da tatuagem na cidade de Fortaleza, pois acredito ser um assunto em comum entre uma diversidade de tribos. Além do mais, tenho muito interesse e curiosidade sobre essa arte na pele.
Vim de uma família que participou simbolicamente da evolução das tattoos.  Meu tio e minha mãe fizeram tatuagens (escondidos) em sua adolescência na década de oitenta, em Olinda PE. Nesse tempo a tinta tinha um acabamento diferente do atual e os desenhos acabavam ficando esverdeados e apagados com o tempo. Minha avó criticou muito a atitude deles, mas hoje, com mais duas filhas e uma neta tatuadas, ela até pensa em fazer uma também.
A minha proposta com o blog é oferecer inspiração e um guia de tatuarias e artistas em Fortaleza para os amantes da arte na pele. Aqui você também terá a oportunidade de conhecer a história das tatuagens de pessoas comuns e mandar sugestões sempre que possível para que o blog possa ficar cada vez melhor.
Na foto, você pode ver a minha primeira e única tatuagem feita há quase três meses. O símbolo representa uma chave em formato de coração, com uma clave de sol ao centro. O desenho significa a importância da música em minha vida, sendo a chave do meu espírito, do meu coração... Da minha personalidade! Bem vindo ao “Pele Camuflada”!