terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Conheça a história de um Cover Up


Sempre que procuramos fazer uma tatuagem o conselho é pesquisar bastante, conhecer bons profissionais para depois não se arrepender, pois o traço é definitivo. As vezes o resultado do desenho não é satisfatório por vários motivos, seja pela má escolha do estúdio ou pelo desencontro de ideias entre tatuador e cliente. Uma boa alternativa para quando situações como essa acontecerem é a técnica de cobrir ou rebuscar o desenho feito com outra tatuagem: o chamado "cover up".

Quem passou por essa experiência, justo na primeira tattoo, foi a maquiadora e estudante de jornalismo Priscila Feitosa. A ideia inicial era fazer um desenho que simbolizasse a amizade com a melhor amiga. O tema escolhido foi uma frase no pé, acompanhada de algumas flores no tornozelo. A Priscila, então, passou por todo o processo de pesquisa e indicação, até achar um tatuador pelo qual ela se identificou com seu trabalho.

Antes do grande dia, a estudante chegou a entregar várias referências de suas ideias para tattoo, a fim de que o profissional pudesse se orientar e fazer um trabalho legal. No entanto, "ele não havia feito nenhum esboço. Disse que as referências que eu tinha mandado dava para fazer "free-hand"", conta ela. A modalidade "free-hand" (mão livre, em tradução literal), é quando o tatuador faz o desenho na pele sem decalque, apenas com traços livres, de acordo com sua imaginação. Foi dessa forma que a tattoo da Priscila foi feita.

À primeira vista, a estudante confessa que amou o desenho, mas só com o tempo foi percebendo erros de finalização e traço. Pior, ela descobriu que o desenho não era nada do que ela havia sonhado. O tatuador então se mostrou disposto a fazer um "cover up" de graça. Dessa vez, o profissional procurou fazer vários esboços pra tattoo. As flores originais continuaram, mas a estratégia foi mudar a cor e o traço e deviar a atenção delas para algo maior. Com isso, diferentes flores e arabescos foram feitos se estendendo pela canela da Priscila. Segundo a própria, o resultado ficou bem melhor. A estudante aconselha o procedimento, mas alerta que o desenho precisa ser bem estudado, "se não o cover pode se tornar outra dor de cabeça".

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Vovó tatua a cabeça para não ficar careca, na Escócia


Cansada das perucas e dos chapéus, uma idosa de 60 anos resolveu tomar uma atitude corajosa para "resolver" a sua calvice. Ann McDonald tatuou a cabeça em Edimburgo, Escócia.

Segundo o site "SWNS", Ann perdeu os cabelos por conta de um problema na tireoide. Ela chegou a a dizer que estava a procura de algo definitivo, pois não "aguentava mais esconder a 'careca'". A mulher confessou ter feito uso de centenas de perucas e chapéus.

Corajosa, a vovó britânica enfrentou uma sessão de 12 horas para a cobrir a cabeça com "cabelos" estilizados, que lembram flores e penas, compondo um desenho tribal em sua cabeça.


terça-feira, 27 de novembro de 2012

Remoção de tattoos! Como funciona e quem já fez



O "Pele Camuflada", que assume paixão por tatuagens, hoje fala de quando as pessoas perdem o encantamento por suas tattoos, pelo motivo que for. Como dizem as avós, nada na vida é definitvo! Isso até pode se aplicar às tatuagens, mas não significa que você estará livre de alguns sacrifícios e cicatrizes. O procedimento para remoção de tattoos não é lenda, como muitos acham. Costuma ser mais caro e mais doloroso do que quando decidimos desenhar nossa pele "definitvamaente".


Existe uma série de procedimentos um tanto "arcaicos" para a remoção das tattoos, como a utilização de produtos químicos ou mesmo a dermabrasão, que consiste no lixamento da pele. A forma mais utilizada atualmente é a remoção à laser. O objetivo dos raios é absorver aos poucos os fragmentos de tinta ultrapassando as camadas da pele. A dor é semelhante à sensação de insolação, só que pior D: .Vamos ver agora algumas famosas que optaram por esse procedimento:

A atriz Jessica Alba remevou as flores que tinha na nuca


A atriz Deborah Secco removeu a declaração de amor no pé que fez para o o ex-namorado Falcão, vocalista da banda O rappa


A atriz Megan Fox decidiu remover o rosto de Marilyn Monroe tatuado seu antebraço. Na imagem, é possível ver que o desenho já passou pelas primeiras sessões de remoção


A vocalista da banda Hole e vivúva de Kurt Cobain, Courtney Love, removeu recentemente uma tattoo em suas costas


A atriz Eva Longoria removeu as tatuagens no pulso e na nuca, feitas para o ex-marido Tony Parker



terça-feira, 20 de novembro de 2012

Convenções de Tattoos na América Latina


Em termos de tatuagens e modificações corporais, a América Latina tem mostrado forte presença neste mercado. Que o diga a recordista mexicana do Guinness Book, Maria José Cristerna (Mulher Vampiro).
Neste último fim de semana (dias 17/11 e 18/11) Convenções de tatuagens em Assunção (Paraguai) e em Medellín (Colômbia) atrairam grande público e muitas figuras curiosas. O portal "O Povo Online" preparou uma galeria com os flagras do evento e o Pele Camuflada traz todas as novidades para você!


 Visitante exibe curiosa tattoo nos olhos, na Convenção em Medellín, Colômbia (Foto:Reprodução/AFP)


 Tatuador põe gancho nas costas de performista na Convenção em Medellín, Colômbia (Foto:Reprodução/AFP)


 Visitante exibe modificações corporais na Convenção em Medellín, Colômbia (Foto:Reprodução/AFP)


 Visitante exibe costas tatuadas na Convenção em Assunção, Paraguai (Foto:Reprodução/AFP)


 Visitante exibe braço tatuado com cavera na Convenção em Assunção, Paraguai (Foto:Reprodução/AFP)


Cliente é tatuado na cabeça na Convenção em Assunção, Paraguai (Foto:Reprodução/AFP)


terça-feira, 13 de novembro de 2012

Presidenta da Petrobras diz amar rock e tatuagens!


Uma das 20 mulheres mais poderosas do mundo, segundo a revista Forbes, a presidenta da Petrobras Graça Foster admite adorar rock e ter tatuagens "até em locais onde a roupa não mostra".

Graça confessou as duas paixões que surpreenderam muita gente no último dia 30 de outubro, no seminário Mulheres Reais que Transformam, no Rio de Janeiro.

A presidenta da empresa de energia com reconhecimento mundial, ainda disse ser fã de Janis Joplin e dos Beatles. Criada no Complexo do Alemão, zona norte da capital fluminense, Graça começou a trabalhar na Petrobras como estagiária, aos 21 anos.

A sua declaração ao amor à arte na pele acabou desmistificando muitos preconceitos e deixando os mais conservadores de queixo caído.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Admiração e Fé. 'Se Liga' nas tattoos de Daniel Viana


Amante da arte em suas diversas formas, o jornalista Daniel Viana, 29 anos, já chegou a dizer que nunca faria tatuagens. O sonho de ser ator quando adolescente e a preocupação em não ter marcas no corpo por conta do ofício foram determinantes nessa decisão. Mas com o tempo, a vontade do corpo ser uma extensão dessa arte acabou surgindo inevitavelmente.

A primeira tatuagem aconteceu em 2004, durante uma matéria que estava produzindo para TV. As palavras "Mater Lúcia" foram tatuadas em suas costas (Mater, mãe em latim e Lúcia, o nome da mãe de Daniel). A ideia foi homenagear a mãe, que segundo ele, é a pessoa que mais admira na vida.


Para fazer a segunda tatuagem, foi preciso um pouco mais de tempo para pesquisar algo que traduzisse bem sua personalidade. Para Daniel, suas tatuagens precisam antes de tudo ter bastante significado para não se arrepender depois. O jornalista, que acredita no agnosticismo, tentou procurar uma imagem do Sol feita por indígenas brasileiros para trazer a energia da natureza em seu corpo. O desenho escolhido foi um grafismo feito por índios da Ilha de Marajó. A leitura da tattoo pelo próprio Daniel é a seguinte...preste atenção:


"Os triângulos apontados para cima (céu) e para baixo (terra), representam as dualidades do universo. O Sol está dentro do triângulo que aponta pra cima, pois ilumina os caminhos da evolução, e também está dentro do triângulo que aponta pra baixo, porque contém os ciclos da vida e da morte, do bem e do mal. O triângulo de escadas que aponta pra baixo são as escadas da evolução da vida sendo iluminadas pelo Sol. O menor triângulo apontado pra baixo são as dificuldades que nos fazem amadurecer para subirmos os degraus. Embaixo do Sol, estão os seguidores da luz, seres evoluídos que nos auxiliam na subida da evolução".

Essa tatuagem de Daniel foi feita pelo tatuador Júnior Animal, do estúdio Kaleidoscope. Segundo o jornalista, Júnior possui uma boa energia, e o momento em que a tatuagem estava sendo feita no seu braço foi como um ritual que simboliza toda a sua fé!

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

No dia das bruxas, conheça a Mulher Vampiro


Hoje, dia das bruxas, nada mais digno do que dar espaço a um "ser mítico". Estamos falando da "mulher vampiro" Maria José Cristerna, a detentora do título de "mulher com mais modificações corporais da América" no Guinness.

Atração em exposição de tatuagens e eventos do gênero, a ex-advogada e atual tatuadora de 36 anos tem quatro filhos e começou com as modificações corporais aos 17 anos. Suas tatuagens espalhadas por todo o corpo dão a impressão de formarem um único desenho. Até mesmo o rosto de Maria é tatuado com estrelas de todos os tamanhos.

Com 98% do corpo coberto por adornos, o número demonstra claramente que as tattoos não são a única paixão da mexicana. Para defender o título de "mulher vampiro", inúmeros piercings não foram o suficiente. Ela chegou a colocar implantes dentários e chifres de titânio na testa.


Mais do que a "preocupação" com a aparência, Maria também usa a sua influência no México para mobilizar causas em prol  de mulheres que sofrem de abusos domésticos. É ou não é um exemplo da "vampira"?

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Marcas do Ofício! As tattoos de Arthur Henrique


Arthur Henrique, 22, pode se considerar um admirador da arte na pele. Com um braço fechado por tatuagens e mais quatro desenhos espalhados pelo corpo, o jovem que trabalha com fotografia desde adolescente diz que a profissão foi determinante na aproximação com esse universo.


"Não me interessava muito por tatuagens, gostava mais de piercings. Mas após trabalhar no meio fotográfico, passei a me interessar e ver a tatuagem como algo normal", confessa Arthur. As suas primeiras tatuagens foram justamente relacionadas à profissão. A primeira de todas é a frase "desenhando com a luz", que representa a definição da fotografia. Já a segunda é uma câmera fotográfica na parte interna do braço (próximo ao ombro). O desenho é em preto e cinza, feita no estilo preferido de Arthur, o Old School (tatuagens clássicas). "Essas duas são importantes porque são as que mais tem significado", diz ele. O braço direito de Arthur é fechado com a forma de uma cigana e desenhos coloridos que remontam a temática "marinheira" no antebraço.


Outra tattoo que representa de alguma forma o seu trabalho é uma inusitada máscara de gato no pé. Arthur conta que acabou ganhando a máscara de gato do dono de uma loja após ter se interessado muito pelo acessório. Depois disso, ele acabou descobrindo a fabricante da máscara e comprou várias. Essas máscaras acabaram se tornando artigo indispensável nos ensaios fotográficos que produziu. Atualmente, o símbolo faz parte da logo de sua própria empresa de fotografia.


Arthur ainda tem um punhal nos ombros e o símbolo da banda Ramones na perna (esta última a mais recente). Ele diz que talvez faça outras tatuagens, mas menores e escondidas. O jovem fotógrafo e estudante de Publicidade indica o estúdio Santa Tatuagem, por conta do ambiente e dos talentosos artistas. *Com a colaboração de Laís Brasil

Arthur e seu tatuador, Maurício

domingo, 21 de outubro de 2012

Linhas da Natureza, por Mariana Kuroyama


Linhas que traçam a natureza em um estilo único. Vamos conhecer o trabalho de uma cearense “de coração”, formada em jornalismo, que deixou o amor pela arte conduzir o seu caminho. Estamos falando da tatuadora Marina Kuroyama, 30.


A tatuagem na verdade foi só uma continuação para expressar sua arte, pois a moça nascida no Distrito Federal já estampava paredes e roupas com seu traço. Desde pequena Mariana desenha e tem como inspiração principal a natureza (pássaros, flores, árvores). Ela define o seu estilo artístico como “orgânico”.


O trabalho como tatuadora começou como diversão. Mariana começou tatuando amigos, depois amigos dos amigos e pessoas que passaram a admirar o seu trabalho em sua página no flickr. Ela diz que suas maiores inspirações (além da natureza), vêm dos artistas Michael Parkes, Alex Grey, Gustav Klimt, Dali e do trabalho de Gaudi. A irmã Isa Montenegro também foi fundamental para sua formação como artista.


Atualmente, morando em São Paulo, Mariana costuma ir a Fortaleza periodicamente para ver a família e amigos. Os seus desenhos são exclusivos e feitos por encomenda. Com essas viagens ela acaba tatuando algumas pessoas que esperam ansiosamente pela sua volta.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Bem vindo ao "Pele Camuflada"


Olá pessoal, meu nome é Gabriela Farias. Sou estudante do 6º semestre do curso de jornalismo da Faculdade Sete de Setembro. O blog faz parte de um projeto da cadeira de Jornalismo Online II e eu escolhi escrever sobre o universo da tatuagem na cidade de Fortaleza, pois acredito ser um assunto em comum entre uma diversidade de tribos. Além do mais, tenho muito interesse e curiosidade sobre essa arte na pele.
Vim de uma família que participou simbolicamente da evolução das tattoos.  Meu tio e minha mãe fizeram tatuagens (escondidos) em sua adolescência na década de oitenta, em Olinda PE. Nesse tempo a tinta tinha um acabamento diferente do atual e os desenhos acabavam ficando esverdeados e apagados com o tempo. Minha avó criticou muito a atitude deles, mas hoje, com mais duas filhas e uma neta tatuadas, ela até pensa em fazer uma também.
A minha proposta com o blog é oferecer inspiração e um guia de tatuarias e artistas em Fortaleza para os amantes da arte na pele. Aqui você também terá a oportunidade de conhecer a história das tatuagens de pessoas comuns e mandar sugestões sempre que possível para que o blog possa ficar cada vez melhor.
Na foto, você pode ver a minha primeira e única tatuagem feita há quase três meses. O símbolo representa uma chave em formato de coração, com uma clave de sol ao centro. O desenho significa a importância da música em minha vida, sendo a chave do meu espírito, do meu coração... Da minha personalidade! Bem vindo ao “Pele Camuflada”!